segunda-feira, 5 de julho de 2010

POEMAS DE ALEXANDRE OLIVEIRA


EU, GAIVOTA

Eu, Gaivota
tão livre e majestosa pronta
estou para em teus sonhos poder
neles me encontrar.
E sobre um mar
verdejante sob a luz de um sol brilhante
numa noite de luar poder em teus
braços me entregar.
Pois grande é o universo
que numa procura insandecida, sabe
por outros caminhos a este
se mostrar.
Eu, gaivota
tão livre e explendorosa em teu olhar
que diante tão belo espetáculo
encontra-se a me contemplar.
Sou este, sou aquela
que vaga mediante os teus pensamentos,
doando a ti o melhor de todos
 os meus sentimentos.

Alexandre Oliveira



AMIGO QUE É AMIGO

Gente,
hoje eu tenho uma coisa bem rápida
para vos dizer sem sequer alguém aborrecer.
Perdoe-me aqueles que de alguma maneira
achem que estou errado.

Mas fazer o quê?

Até mesmo ontem eu falei
com aquelas mocinhas que de alguma maneira
me pediram para eu hoje não abusasse tanto, nem
tampouco em nada exagerasse.

Tudo bem; concordei...
Mesmo que tenha visto o velho e a velha
tomando banho de bica, e a velha escorregando
 enquanto o velho foi soltar pipa.

Mas hoje...
mediante esta nossa relação quero
a todos dizer que...

Amigo sempre é uma coisa engraçada...
Ele chora quando preciso e ri de tudo enquanto
muitos nem sequer entende o porquê
que este acha tanta graça.

Amigo que é amigo, queira ou não...
é aquele que mexe com as nossas emoções,
e por não querer ser tão chato, entre uma cena e outra
dá a parte dele em algum espetáculo e nem
mesmo se ver ser antipático.

Ele; sempre se saí
como sendo aquele irmão
que por muito pouco se arisca e mora de graça
dentro do nosso coração.

Amigo, também crê
que não requer fazer nenhuma lista,
se este por muito pouco se arrisca, e em tudo
se sente bem quando no momento certo e adequado
vive junto aos seus queridos amigos.

... ah é, então...
amigo que é amigo
não tem disso não.

Ele não arreda o pé
nem mesmo quer que a sua, ou outra qualquer mulher
venha desta união fazer separação.

Pois amigo que é amigo...
Sente sempre esta mesma afeição...
Esta sempre junto.

É como esta amizade
que tenho por Pedro, José e João
que nem que a vaca tursa largamos do pé,
ficamos impregnado que nem  chulé.

E deste amigo...  amigo...
eu faço questão porque amigo que é amigo,
constroi juntos...

Edifica a mesma união para mais tarde
não vir sequer entristecer o coração de quem
 lhes quer como sendo verdadeiro irmão.

Amigo que é amigo....

É mesmo assim...
Aonde cabe um, cabe um milhão
sem dar quisquer satisfação.

Digo isto principalmente para aqueles...

Que de certo modo
ainda não compreendem que guardamos
um amigo no lado esquerdo do peito, bem dentro do nosso coração
e por este temos estima, amor e muita consideração.   
         
Alexandre Oliveira – 06 / 07 / 2010


FORAM ELAS...

Mulheres foram tantas
que nestes caminhos, por onde andei
abracei... Torcendo às vezes para ser um bom
companheiro daquelas que tanto admirei.
 Foram elas...
Rosas, Hortências, Malvas
e Magnólias, tantas outras...
 Mas se dentre elas
algo de mim por certo viessem
falar... Eu não saberia como que me explicar.
 Se hoje sobre elas simplesmente
só sei... Que elas não falam, mas exalam
fragrâncias pelos caminhos por onde
até hoje eu passei.



Alexandre Oliveira 
05 / 07 / 2010


VOCÊ PRA MIM


Como se nada
quisesse... eu gosto de ficar
olhando você de mim se aproximar,
e com esse mesmo olhar ...
Observar o teu jeito.

E como um leigo, sem nada saber...
adentrar em teus sonhos e poder
pouco a pouco um pouco mais de ti
ir procurando até que chegue
ao teu ponto mais intimo...


  como se eu pudesse namorar
a mais bela jovem deste lugar,
e simplesmente dizer o quanto estou
por ela me apaixonando.

 Mas logo a noite vem,
e eu aqui permaneço sem ter ninguém,
só por ter a leve sensação que você pra mim
mais uma vez está chegando.


Alexandre Oliveira 
05 / 07 / 2010




JUNTO A ROSINHA


Com muito amor
e muita paixão festejo essa paz,
essa união nos dias de Santo
Antônio, São Pedro e São João.
E com muito prazer
junto a Rosinha vou de encontro
a cada brincadeira,
a essa gostosa folia...
Pulando fogueira,
dançando quadrilha, ciranda, e baião
despertando encantos e magia
com muita satisfação.

Ao lado desta que já
se acomodou muito bem antes
dentro do meu coração.


Alexandre Oliveira 
05 / 07 / 2010



EU QUERO

Eu quero escrever na areia da praia
o seu nome. E quando as ondas este alcance
o leve para bem longe...
Aonde eu com ele
por muito mais tempo possa
juntos navegar.
Eu quero escrever
o seu nome dentre tantas outras estrelas
que fico contemplando.
E quando bem lá no alto
eu possa contigo estar, decerto
eu quero ouvir o som da alvorada e sob um belo raio de sol
tudo dentre nós venhamos confessar.
Ah, como eu quero
ter-te em algum momento,
e em algum momento este meu sentimento
a ti, somente a ti eu possa entregar.


Alexandre Oliveira 
05 / 07 / 2010


MEUS ANTIGOS AMORES,
MINHAS MAIS RECENTES PAIXÕES.


Por muitas vezes
escrevo versos, falando dos meus
antigos amores, e das minhas mais
recentes paixões...

Escrevo alguns ou outros
versos descrevendo neles todas
as minhas razões...

Mas por muitas das vezes
sinto-me como que contrariado diante de algum
momento que me vejo postado num
momento de solidão.

Até compreendo que esta
mesma não seja realmente a minha
única questão.

A solidão afaga o meu peito
me dando alguns direitos que se espraia
mediante do meu pensamento e se deixa ir de encontro
a cada uma das minhas imaginações.

Alexandre Oliveira 
05 / 07 / 2010

Nenhum comentário: